Educação financeira sempre foi tema e preocupação de muitas pessoas e de maneira geral, nessa Pandemia esse tema se destacou ainda mais, pois diversas pessoas entenderam de maneira dolorosa a importância de uma vida financeira equilibrada e das reservas financeiras que tanto são orientadas por todos os especialistas em finanças.
E isso não aconteceu apenas com pessoas físicas que perderam parte de suas rendas ou até totalmente, mas também com inúmeros empresários de pequeno e médio porte que não tinham um planejamento financeiro eficiente e reservas para ajudá-los nesse momento econômico tão delicado.
A consequência disso foi muitas empresas fechando suas portas e outras com dificuldades extremas para conseguir sobreviver com essa paralisação do comércio e com a diminuição drástica das vendas.
De acordo com jornal o Popular um terço da população mundial está isolada devido à pandemia, só essa noticia por si só já demonstra o quanto a economia mundial foi afetada com o Covid 19, pois com o isolamento as pessoas deixaram de consumir por diversos motivos. Primeiro pela queda da renda e o risco eminente do desemprego que esta assombrando diversos trabalhadores, segundo porque os hábitos e necessidades de consumo ficando isolados mudaram drasticamente.
Entre as principais medidas de educação financeira que podem auxiliar neste momento estão:
1 - A negociação – esse é o momento de renegociar dividas e repensar dividas muito grandes para o seu orçamento, não assuma compromissos que não tem certeza, porém as empresas e instituições financeiras estão abertas a negociação de dividas.
2 – A criação de reservas para adversidades - tenho certeza que muitos já ouviram falar na importância de ter reserva para emergências (ou reserva da paz com costumo chamar), e nesse momento de crise mundial é fundamental ter reservas para nos socorrer, então se você tiver a oportunidade de rever suas despesas e iniciar sua reserva não perca tempo, pois essa crise está longe de ter um final e suas consequências econômicas ainda irá durar muito tempo.
3 – Revise seu orçamento pessoal e veja como está gastando seu dinheiro, esse momento é importantíssimo cortar gastos desnecessários e supérfluos, pois esse recurso poderá fazer falta num futuro próximo.
4 – Aproveite esse momento para evoluir, estude na sua área de atuação, amplie seus horizontes profissionais adicionando cursos e capacidades ao seu currículo, muitas instituições com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL-GO, Universidades e diversas outras estão oferecendo diversos cursos gratuitamente em diversas áreas e esse pode ser um momento interessante, pois muitas pessoas estão com o tempo livre que nunca tinham.
E por ultimo não deixe de estudar e aprender sobre finanças pessoais e como controlar e investir melhor o seu dinheiro, esse tópico pode mudar sua vida, pois uma vida financeira com propósito vai te levar a resultados nunca imaginados.
Muita saúde, sucesso e prosperidade
Juliezer Sousa
Coach Financeiro
Comentários