Tenho estudado muito esse assunto e me perguntado por que as pessoas que tem dificuldades em suas finanças não buscam ajuda e não conseguem organizar sua vida financeira vivendo muitas vezes uma vida de dificuldades, sem crescimento, sem paz e principalmente sem qualidade de vida.
Algumas pontos contribuem negativamente para isso:
Falta de Conhecimento: no Brasil não temos cultura do planejamento, nossas escolas não ensinam planejamento, quando falamos de planejamento financeiro então a situação é ainda pior, as maiorias das pessoas não fazem um planejamento de suas finanças, criando objetivos e identificando exatamente como vão gastar o que ganham e como ganhar o que precisam para ter uma vida digna. Na maioria das vezes o que vemos são pessoas que compram o que acham que precisam e não conseguem medir as consequências dos gastos. Existem alguns que até chegam a planejar porem de maneira artificial sem entender a essência e os reais objetivos desse planejamento e também de se ter investimentos.
Desânimo e Falta de Incentivo: muitas pessoas não têm incentivo e não conseguem se motivar para buscar conhecimento e inspiração para organizarem sua vida financeira e buscarem prosperidade, vejo isso acontecer muito por diversos motivos, pois a falta de planejamento leva as pessoas ficarem mais consumistas e irem se endividando, até chegar em uma situação onde a pessoa não vê saída e isso faz com que o desanimo aconteça, percebo que as pessoas que atinge esse ponto tendem a piorar mais ainda sua vida financeira, pois como não veem saída acabam gerando mais dividas alegando que não conseguiram mesmo mudar aquela situação difícil.
O Papel do Coaching Financeiro é justamente ensinar as pessoas como desenvolver um planejamento financeiro, como entender suas mais profundas razões desse planejamento, para a partir desse momento buscar e mostrar alternativas de como organizar a vida financeira, criando objetivos claros, específicos e alcançáveis, conhecendo seus propósitos para ai sim mudar de vida.
Juliezer Sousa
Comments